O Folclore brasileiro é muito extenso que une lendas, mitos, costumes e usos com finalidade de influenciar certa cultura e que tem como origem a imaginação, o Brasil por ser um país com diversas influencias culturas, fez com que desde a chegada dos portugueses isso se dissipasse, são historias ricas e diversificadas que pode variar de acordo com a região do país devido a cultura local enriquecendo também o conhecimento do povo brasileiro. O folclore possui várias histórias contadas por várias gerações que criam muitos personagens que de acordo com a imaginação de cada um ganha suas características como o Saci Pererê, a Mula-sem-cabeça, Negrinho do Pastoreiro, Caipora, Chupa-Cabra, Cuca, Lobisomem, Curupira entre outros a Iara ou Mãe D’Água.
|
Adicionar legenda |
Diz a lenda que a Iara era uma linda índia guerreira e muito admirada em sua aldeia e principalmente por seu pai que era um pajé, porém tanta admiração resultava na inveja de alguns principalmente seus irmãos, que por serem homens não possuíam tantas habilidades quanto Iara que era mulher, planejaram matá-la, mas ao perceber o ataque de seus irmãos teve que os matar para se proteger, com muito medo do que poderia acontecer fugiu, mas como mandava a tradição da tribo seu pai com a ajuda de outros homens fez uma busca por ela até acharem e jogá-la no rio Negro e Solimões, então na historia os peixes a buscaram e trouxeram a superfície e numa noite de lua cheia se transformou em uma sereia linda.
O mito diz que ela é muito linda, cabelos longos, alguns dizem que ela é loira, outros, morena e até ruiva e que apesar de ser uma índia não possui suas características e tem olhos verdes, o mistério que envolve isso tudo é que diz a lenda que ela possui um poder de atrair os homens que chegam até a margem do rio com seu olhar e seu canto envolvente, os enfeitiçando e levando para o fundo e assim eles morrem afogados. O mito afirma que quando canta sua voz é tão linda que os homens se apaixonam perdidamente, alguns acreditam que ela devora os homens, outros que ela se casa com eles no fundo do rio ou que simplesmente eles morrem afogados de amor, seu canto é indígena
Por favor, gostaria muito de saber o nome do livro de onde vc tirou a primeira ilustração. Eu tinha essa coleção quando era pequena e não sei o que fizeram dela. Eu adorava as ilustrações. Obrigada pela ajuda, se puder.
ResponderExcluir